Especialista alerta pais, adolescentes, crianças e professores sobre os cuidados com o jogo baleia azul

GABRIELA BORELLI
do PORTAL TRIÂNGULO, em ARAGUARI, (MG)

Um jogo mortal 'Baleia Azul' vem fazendo vitimas no Brasil e no Mundo. Entre os desafios do jogo esta o de envenenar crianças, comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo, e até o suicídio. As vitimas relatam que caso não cumpra os desafios são ameaçadas por membros do grupo, entre as ameaças os membros ameaçam a família da vitima. Segundo a especialista em segurança pública, Isabela Fagundes, o jogo tem como foco adolescentes com poucas amizades.

"Eles adicionam nas redes sociais, enviam solicitações de amizades, convidam para aquele determinado grupo a criança o adolescente, coletam informações pessoais da vitima, e a vitima passa a ser obrigada a cumprir tais desafios. Caso a vitima não cumpra ela é ameaçada, eles usam ameaças graves como matar um membro da família, entre outras graves ameaças.", explica a especialista.

Isabela Fagundes conta que existem casos de adolescentes adicionados no jogo sem serem convidados. "Eles adicionam usando perfis falsos nas redes sociais, e fala que a vitima esta automaticamente naquele jogo, fazem ameaças gravíssimas, a vitima com medo cumpre aqueles desafios.", acrescenta.

"Os pais devem estar atentos a comportamentos dos filhos, fiscalizar com rigor as redes sociais, principalmente de crianças, que tem acesso a redes sociais, que embora redes sociais são para um público mais adulto, mais infelizmente nossas crianças hoje em dia tem Facebook, Instagram, Whatapp, entre outras redes sociais.", disse. "Os pais devem fiscalizar, ver quais são as amizades dos filhos, as solicitações, orientar, os professores devem orientar, devemos ficar atentos.", alerta.

"Aos adolescentes tomarem muito cuidado nas redes sociais, grupos de WhatsApp, muitos aceitam vários desconhecidos para aumentar o número de amigos na página do Facebook, mais por enquanto evitem aceitar desconhecidos. Se caso alguém te convidar para esse jogo diabólico conte para os pais, de imediato comunique a Policia Militar.", explica.

"Os administradores dos grupos deste jogo diabólico eles coletam informações nos perfis pessoais das vitimas, com base nestas informações eles fazem ameaças as vitimas para elas cumprirem os desafios, em alguns casos quando a vitima é adicionada nas redes sociais e automaticamente colocadas neste jogo.", disse Isabela Fagundes.

"Esse caso suspeita em Araguari é um alerta aos pais, educadores, e aos próprios adolescentes e crianças tomarem muito cuidado nas redes sociais, com pessoas desconhecidas, manter sempre um diálogo aberto com os pais ou familiares, e denunciar, a forma de combater esse jogo é denunciando.", finaliza a especialista.

Dicas:

- Não aceite desconhecidos em seu perfil nas redes sociais
- Evite divulgar informações pessoais nas redes sociais
- Oriente sempre as crianças a não aceitarem alimentos de desconhecidos
- Oriente crianças a não consumir balas caídas ao chão
- Fiscalize as redes sociais de crianças e adolescentes

- Caso seja adicionado em grupos de WhatsApp sobre o jogo 'Baleia Azul' denuncie imediatamente

Alerta: Os desafios do jogo suicída
O PORTAL TRIÂNGULO teve acesso aos desafios do jogo 'Baleia Azul', para ajudar a perceber algumas atitudes suspeitas, pois qualquer mudança pode representar a participação no jogo e a vitima pode inclusive tentar suicídio. Veja os desafios.

Os desafios do jogo suicida.





Share on Google Plus

About da Redação

0 comentários:

Postar um comentário